Meio Rural

A Acção Católica no meio rural: objetivos e implantação

Como já foi referido, existiam quatro organismos rurais que marcaram o início da história específica da Acção Católica no meio rural: JAC, JACF, LAC, LACF, sendo os dois últimos os impulsionadores da atual Acção Católica Rural (ACR).

Estes organismos nasceram com o objetivo imediato de evangelizar o meio rural, anunciando e testemunhando Jesus Cristo aos habitantes do meio. Esta evangelização acontecia através dos militantes, que trabalhavam na formação cristã das consciências, de modo a aprofundar as razões e o agir cristão. Esta formação, por sua vez, tornava-se visível pela promoção da solidariedade do meio rural, visando o desenvolvimento integral da pessoa humana como filho ou filha de Deus.

Os organismos rurais chegaram a todas as Dioceses do país. Ao longo dos tempos, no entanto, foram-se extinguindo em algumas Dioceses.


Fonte: VEIGAS, Joana - A receção do Concílio Vaticano II em Portugal: no caso da Acção Católica Rural (ACR). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Teologia, 2014, pp. 14-15.