Método

Revisão de Vida

O Método de Revisão de Vida, Ver-Julgar-Agir, foi criado pelo padre belga, Joseph Cadjin, fundador da JOC (Juventude Operária Católica). O método é constituído por três fases, tendo cada uma a sua função específica, embora bastante interligadas. O objetivo da Revisão de Vida é chegar a um estilo de vida, visando um crescimento humano e da fé. Analisando brevemente o método:

VER: estarmos atentos à realidade que nos rodeia. Ao estarmos atentos, vamos encontrar casos ou acontecimentos que nos interpelam a realizar uma transformação como cristãos.

JULGAR: perante o que foi analisado, somos chamados a procurar as causas e consequências do caso ou acontecimento. É necessário ter em conta os valores e contravalores. Assim, faremos uma leitura segundo os ensinamentos de Cristo, tendo por base a Sagrada Escritura e os documentos eclesiais.

AGIR: encontrado um caso ou acontecimento, analisa-se, visando um compromisso que tem por fim realizar uma ação, quer a nível individual, quer em grupo.

Simplificando: VER o que nos rodeia, JULGAR segundo a Palavra de Deus e os Documentos da Igreja, AGIR para melhorar o que encontrámos.

Todas as fases do método nos conduzem para a ação, para o AGIR. Sem realizar os três passos, não estamos a colocar em prática a Revisão de Vida. E se não conseguimos desenvolver nenhuma ação que vise transformar o caso em análise, é porque o método não foi devidamente colocado em prática.

O método facilitou a intervenção na realidade de cada meio.

Fonte: VEIGAS, Joana – A receção do Concílio Vaticano II em Portugal: no caso da Acção Católica Rural (ACR). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Teologia, 2014, pp. 12-13.

Fonte: ACÇÃO CATÓLICA RURAL – Da Missão à Acção. ACR: 2011-2012, p. 4.

Scroll to top