Comunicado CN 2021

Reunidos em Conselho Nacional, representantes das Dioceses em que a ACR está implantada (Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), bem como a Equipa Nacional, projetaram e definiram o plano de ação para 2021/2022.

Na oração que deu início ao Conselho Nacional, refletiu-se sobre a passagem de Lucas 10, 1-9, que alude aos que trabalham na seara, na construção do Reino de Deus. Mesmo que poucos, Jesus continua, hoje, a enviar os Seus discípulos; cada um de nós tem a missão de testemunhar e de anunciar Jesus, revelando que colocamos a nossa confiança n’Ele.

O Conselho Nacional recordou o ano de trabalho: foram avaliadas como muito positivas as ações desenvolvidas em contexto de pandemia. As Dioceses e a Equipa Nacional promoveram atividades através das plataformas digitais, dando continuidade à ação do Movimento, criando espaços de encontro e de confraternização. Está a desenvolver-se a Campanha Nacional de Solidariedade “Cinco pães e dois peixes”, que auxilia diversas famílias, dando mote ao lema do triénio “Ser e viver para transformar”.

O Movimento continuará a desenvolver a Campanha Nacional de Solidariedade “Cinco pães e dois peixes”. Prosseguirá, ao dia 16 de cada mês, com a Caminhada de Oração em ACR, online, que pode ser acompanhada em direto através do canal Youtube (https://www.youtube.com/user/MRonline63). A oração de 16 de outubro integrará a “Jornada de memória, luto e afirmação da esperança”; todo o Movimento é desafiado a associar-se, realizando ações nas suas comunidades, entre 22 e 24 de outubro. Com vista à preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2023, a ACR delineou um programa que visa auxiliar o Movimento a preparar-se para este evento; destaca-se a passagem da Cruz ACR_JMJ pelas Dioceses onde está implantada.

A ACR reafirma a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do Movimento, cada vez mais necessário nas comunidades onde está presente.

A Direção Nacional

Scroll to top